Ao longo do
Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – Especialização a distância, os
estudantes desenvolvem duas importantes atividades, o Plano Operativo (PO) e
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Esses componentes curriculares constituem
o exercício e a expressão da aprendizagem sobre gestão e são processos
relacionados, mas construídos de forma independente.
Durante os
estudos do Módulo de Gestão da assistência farmacêutica, o especializando
exercita o planejamento estratégico situacional – PES - construindo um Plano
Operativo, com foco na Gestão da Assistência Farmacêutica. De forma didática,
esse processo de construção é um meio para que o especializando desenvolva e
pratique habilidades de autonomia, pró-atividade e comunicação, sendo dividido nos
quatro momentos do PES: explicativo, normativo, estratégico e
tático-operacional. Estas habilidades são determinantes em sua capacidade de
buscar informações referentes aos dados solicitados, mobilizar os diferentes
atores, interpretar e sistematizar as informações na identificação dos
problemas.
A utilização do PES permite que cada
especializando possa aplicar o que está aprendendo nos Módulos e, de forma
interativa, contribuir para explicar e modificar sua realidade. Dessa forma, o
Plano Operativo tem caráter didático, com objetivo de exercitar os instrumentos
da gestão.
O TCC tem
como tema o processo de desenvolvimento do Plano Operativo, ou seja,
aborda as experiências, observações e julgamentos do especializando e
dos atores que de alguma forma participaram da elaboração do PO, analisando-os
de acordo com a realidade local e com base na literatura científica.
Ambas as
atividades (PO e TCC) têm resultado em ações que estão promovendo mudanças
positivas na realidade dos serviços onde os especializandos atuam, além de
proporcionar a integração ensino/serviço. Há relatos de experiências exitosas
que merecem destaque, inclusive alguns já foram expostos aqui no blog. O mais
recente é o da especializanda Fátima Cristina Bezerra de Albuquerque,
especializanda da etapa Nordeste, Polo – Recife/PE. Confira abaixo o depoimento
dela:
“Por meio do Curso de Gestão em Assistência
Farmacêutica promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria
com o Ministério da Saúde, um horizonte foi aberto para área de atuação do
Farmacêutico, ensinando assim o que há de mais atual sobre Assistência
Farmacêutica, promovendo, portanto uma experiência exitosa para o profissional
atuante na área de Assistência Farmacêutica.
Interessante foi realizar o plano operativo
que aos poucos foi cada vez mais se aprofundando, ou seja, foi como desenvolver
uma cascata de conhecimento, onde tudo tem sua sequência para se chegar ao
problema e ao mesmo tempo relatar a solução. Dessa forma foi desenvolvido o
principal problema do Município com seus objetivos e suas principais
dificuldades. Diante de estudos e análises para qualificar a Assistência
Farmacêutica no Município de Garanhuns, foi determinado o problema, “Inexistência
de Comissão de Farmácia e Terapêutica”, sendo que a Imagem-Objetivo seria “Estruturação
da Comissão de Farmácia e Terapêutica no Município de Garanhuns – PE”. Então,
foram elaborados objetivos específicos, criando-se dessa forma operações para
chegar mais próximo da realidade desejada com suas respectivas ações.
A partir daí foi feita uma análise: o que
falta para resolver este problema; o que é necessário; o que pode ser feito.
Então, fazendo uso de todos estes questionamentos pode-se chegar a uma
conclusão, é possível sim organizar o projeto e colocá-lo em prática.
Após a conclusão do Curso, minha orientadora
teve a ideia de encaminhar o trabalho desenvolvido para o CONBRAF - CONGRESSO
BRASILEIRO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA – realizado em São Paulo, em julho deste
ano. Para nossa surpresa, o trabalho, intitulado PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SITUACIONAL DA ESTRUTURAÇÃO DE COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA, foi premiado
em 1º lugar na categoria profissional.
Agradeço primeiramente a Deus, a Coordenação
e toda a equipe da Universidade que sempre estiveram muito presente, mesmo o Curso
sendo a distância, e a minha tutora Ana Claúdia Florêncio Neves, pela força e
incentivo e a minha sempre orientadora Maísa Cavalcanti
Pereira pela garra e por sempre acreditar.
Resumindo, foi uma experiência única em
minha vida, e esse prêmio é um símbolo de todo esforço e dedicação, então
dedico a todos que participaram direta e indiretamente na realização deste
curso.”
Envie-nos também o seu relato!
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